sexta-feira, 12 de junho de 2015

Cantor revolta bispo ao gravar clipe com sexo no altar da igreja



Como forma de contestar dogma religioso, Tooji produziu vídeo em que ‘transa com pastor’ em um templo da Igreja Luterana
O cantor pop iraniano radicado na Noruega Tooji está gerando grande discussão no país europeu desde que divulgou o seu mais recente clipe ‘The Project Father’. O artista ousa na produção ao questionar a moral cristã diante de um dos mais rígidos tabus do cristianismo: a sexualidade. Tooji protagoniza uma quente cena de sexo sobre o altar da igreja com ator que interpreta um pastor. O clipe divulgado esta semana causou forte reação da Igreja Luterana local, que o classificou como ‘inaceitável’.
No clipe, o pastor se vê diante do conflito entre o desejo pelo cantor e a moral conservadora pregada aos fiéis. O clipe foi gravado dentro de numa igreja em Oslo.
O bispo da Igreja Luterana Ole Christian KvarmeKvarme disse ter ficado revoltado com o clipe. Segundo ele, os produtores não informaram nada sobre o conteúdo sexual da produção. Kvarme alegou que nenhum representante da igreja acompanhou as gravações por confiar no que havia sido, segundo ele, prometido.
“Uma igreja nunca deve ser usado como pano de fundo visual para cenas sexuais em uma produção comercial. Uma cena semelhante entre o homem ea mulher seria igualmente inaceitável, um abuso. O que aconteceu aqui viola as normas e regulamentos que temos para o uso do espaço religioso”.
A produção do cantor garante que todo o roteiro do clipe foi enviado previamente aos responsáveis pelo templo luterano.
Após a polêmica criada, Tooji acabou demitido de uma emissora de televisão local. O cantor iria apresentar uma competição de talentos infanto- juvenis, mas, com a repercussão, o canal considerou inadequado ter como imagem para o projeto a figura do cantor.
O cantor aproveitou o lançamento do vídeo para declarar-se homossexual. Ele ficou famoso ao ser o representante norueguês no programa Eurovision, uma competição musical. Tooji venceu o concurso disputado em 2012 no Azerbaijão.
Em outro vídeo, o cantor explicou porque decidiu fazer o clipe. Ele lembrou que nasceu em um país onde jovens são mortos por não agirem de acordo com o que prega a religião e que em várias partes do mundo os LGBTs são desprezados até pelas próprias famílias em nome de Deus.
“Quero destacar-me como um exemplo e deixar a minha voz ser ouvida por todas aqueles que não tem voz, para todos aqueles que se sentem envergonhados com as suas crenças, que são afrontados com a declaração de que Deus não os aceita, disse ele. “Deixe-me dizer a vocês: Você é uma parte de Deus e que você sente é o dom mais puro amor entre duas pessoas. Qualquer adulto, adultos consciente – não importa o sexo, não importa raça – é puro . Eu sou gay e eu me levanto por meus direitos e é por isso que eu fiz o vídeo ‘Pai’, finalizou”.
Lá não é como cá
Mas a reação ao clipe de Tooji passou longe dos representantes políticos noruegueses. Isso porque lá existe uma clara separação entre Igreja e Estado. Além do mais, a Noruega é um dos países com maior número de ateus no mundo. Cerca de 70% da população não crê em um deus.
Clipe foi gravado dentro de igreja em Oslo. Foto: Reprodução
Clipe foi gravado dentro de igreja em Oslo. Foto: Reprodução
http://blogs.odia.ig.com.br/lgbt/2015/06/12/cantor-revolta-bispo-ao-gravar-clipe-com-sexo-no-altar-da-igreja/
Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição

Julio Cesar disse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário