domingo, 15 de fevereiro de 2015

Estado Islâmico divulga vídeo de decapitação de cristãos egípcios

Presidente do Egito convocou Conselho de Defesa em caráter de urgência

Estado islâmico divulga vídeo para mostrar decapitação de 21 egípcios cristãos na Líbia
Estado Islâmico divulga vídeo com decapitação de 21 egípcios cristãos na Líbia  (AFP)
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) divulgou um vídeo neste domingo mostrando a decapitação de 21 cristãos egípcios que foram sequestrados na Líbia. Na gravação, os civis egípcios aparecem vestindo macacões cor de laranja à frente dos terroristas mascarados antes de serem executados. 
Os reféns são forçados a se ajoelhar e então são decapitados. O vídeo foi divulgado em perfis de jihadistas líbios que apoiam o Estado Islâmico nas redes sociais, com a seguinte legenda: "o povo da cruz, os seguidores da igreja egípcia hostil". 
Leia também:



O vídeo de cinco minutos de duração ainda não teve a autenticidade confirmada, mas a agência de notícias Mena, do Egito, afirmou que um porta-voz da igreja copta no país confirmou a morte dos reféns. 
O presidente Abdel Fatah Sisi anunciou a convocação do Conselho de Defesa em caráter de emergência. O conselho reúne, além do chefe de Estado, o primeiro-ministro, Ibrahim Mahlab, os ministros da Defesa e do Interior, e representantes de mais alta patente das Forças Armadas. 
O sequestro dos trabalhadores egípcios, todos cristãos coptas, ocorreu na cidade costeira de Sirte, no leste da Líbia, que está sob controle de grupos islâmicos, informou a rede britânica BBC. Milhares de egípcios têm viajado à vizinha Líbia em busca de empregos. 
Estimativas apontam que entre 9 e 15 milhões de cristãos coptas vivem no Egito atualmente. A população total do país é de cerca de 87 milhões de pessoas. 
http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/estado-islamico-divulga-video-de-decapitacao-de-20-cristaos-egipcios



O PATRIARCA COPTA-CATÓLICO SOBRE AS DECAPITAÇÕES

Diante do massacre de 21 coptas egípcios decapitados na Líbia por jihadistas filiados ao EI (Estado Islâmico), o Patriarca de Alexandria dos Coptas Católicos, Dom Ibrahim Isaac Sidrak, “envia suas condolências a todas as famílias dos mártires que deram suas vidas por causa da fé, e ao mesmo tempo, agradece ao Presidente Abdel Fattah al Sisi e todas as instituições do governo egípcio pela rápida resposta que deram a este ato terrorista”.

“Este trágico acontecimento – refere à Agência Fides, Pe. Hani Bakhoum Kiroulos, Secretário do Patriarcado copta Católico - está unindo todo o país, cristãos e muçulmanos. Se eles desejavam nos dividir, faliram no seu projeto. A dura condenação da Universidade de Al Azhar (máximo centro teológico do Islã sunita) foi imediata e sem apelação.

“Também imediata a operação militar da aviação egípcia contra as bases do Estado islâmico na Líbia mostra que, para o governo os cidadãos egípcios são todos iguais, e que o Egito se sente atingido como nação pelo delírio sanguinário dos terroristas”, afirmou o sacerdote.


Papa Francisco condena execução de cristãos coptas egípcios


Papa Francisco é visto durante missa neste domingo (15) com cerca de 160 cardeais de todo o mundo no Vaticano (Foto: Andrew Medichini/AP)

Papa Francisco expressou nesta segunda-feira (16) sua profunda tristeza pelo assassinato de 21 coptas egípcios decapitados pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI) na Líbia só pelo fato de serem cristãos.
"Foram assassinados pelo simples fato de serem cristãos", afirmou o Papa ao receber a visita de John Chalmers, alto dignitário da igreja da Escócia.
"O sangue de nossos irmãos cristãos é um testemunho de fé e pouco importa que sejam católicos, ortodoxos, luteranos ou coptas: não interessa a seus perseguidores, que veem apenas que são cristãos porque seu sangue é o mesmo, seu sangue professa Cristo", acrescentou.
Na gravação, publicada na internet, são vistos 10 homens com roupa laranja, ajoelhados e com as mãos algemadas para trás, decapitados pelos sequestradores, vestidos de preto, em uma praia de Trípoli.
Na última edição da revista eletrônica do EI, Dabiq, o grupo anunciou a captura de 21 reféns egípcios, com fotos em que os mesmos são vistos com um fundo semelhante ao do vídeo divulgado hoje.
A gravação, intitulada "Uma mensagem assinada com sangue para a nação da cruz", assinala que é dirigida aos "seguidores da hostil Igreja egípcia".
Egípcios choram nesta segunda-feira (16) a morte de cristãos coptas que foram decapitados pelo Estado Islâmico na Líbia (Foto: Hassan Ammar/AP)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/02/papa-francisco-condena-execucao-de-cristaos-coptas-egipcios.html
Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição

Julio Cesar disse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário