quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Estado Islâmico sequestra dezenas de cristãos na Síria

Combatentes das Unidades de Proteção do Povo, formada por milícias curdas, pulam sobre obstáculo de fogo em campo de treinamento militar

Terroristas do Estado Islâmico sequestraram dezenas de cristãos em vilarejos assírios no nordeste da Síria e forçaram centenas a fugir para salvar suas vidas. Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, pelo menos noventa pessoas foram levadas.

Durante a madrugada, os extremistas invadiram os vilarejos rurais perto de Tal Tamr, onde foram registrados combates entre os terroristas e forças curdas. Alguns assírios conseguiram escapar e foram para a cidade de Hassakeh, controlada pelos curdos. Hassakeh é uma localidade importante na luta contra o EI por fazer fronteira tanto com a Turquia como com áreas controladas pelos terroristas no Iraque.

Testemunhas relataram que os homens sequestrados foram levados para a montanha de Abdul Aziz, enquanto as mulheres foram mantidas na vila de Tal Shamran, terra natal da maioria dos reféns, segundo informações de ativistas.

O sequestro ocorre no momento de uma ofensiva de curdos para tomar do EI zonas ricas em petróleo e gás em Hassakeh. No domingo, os curdos renovaram os ataques contra os territórios controlados pelo grupo jihadista, ajudados por bombardeios comandados pelos Estados Unidos.

Os cristãos representavam cerca de 10% da população de 20 milhões de habitantes da Síria antes da revolta contra o regime de Bashar Assad ter início, há quase quatro anos. Os assírios, aproximadamente 40.000 na Síria, falam siríaco, uma variação do aramaico. A maior concentração de assírios na Síria está em Hassakeh, mas também há pequenas comunidades em Aleppo, Homs e Damasco.

Segundo a rede britânica BBC, há algumas semanas, o Estado Islâmico ordenou aos assírios na região de Hassakeh que retirassem as cruzes nas igrejas e passassem a pagar a jizya, a taxa cobrada aos não convertidos. Por outro lado, milícias assírias juntaram-se à ofensiva curda contra os terroristas.
(Com agências Reuters, France-Presse e EFE)

http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/ei-sequestra-civis-cristaos-no-nordeste-da-siria


Estado Islâmico sequestra 220 cristãos na Síria


Tropas turcas na Síria ante a ameaça jihadista Foto: EFE

Os  jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) sequestraram 220 cristãos assírios na Síria, informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Pelo menos 220 assírios foram sequestrados em 11 localidades pelo grupo Estado Islâmico nos últimos três dias na província de Hasake, nordeste da Síria, perto da fronteira com Iraque e Turquia", anunciou o OSDH.

No balanço anterior, o OSDH informava o sequestro de 90 cristãos pelo EI.

Na quarta-feira, Osama Edward, diretor da rede assíria dos direitos humanos com sede na Suécia, denunciou que quase 1.000 famílias, o que representa 5.000 pessoas, fugiram do nordeste da Síria desde segunda-feira para buscar refúgio nas cidades de Hasake e Qamichli.

Edward denunciou ainda o sequestro de entre 70 e 100 cristãos assírios, em sua maioria mulheres, crianças e idosos.

"Há negociações com o auxílio de mediadores de tribos árabes e de uma figura da comunidade assíria para obter a libertação dos reféns", destacou o OSDH.

O EI controla 10 vilarejos cristãos da região de Tall Tamer, de onde os moradores fogem de maneira desesperada.

A ponte de Tall Tamer é importante para chegar à fronteira iraquiana a partir da província de Aleppo, destacou Edward.

Quase 30.000 assírios, uma das comunidades convertidas ao cristianismo mais antigas, viviam na Síria, a maioria na região de Hasake, antes do início do conflito sírio em março de 2011.

http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/estado-islamico-sequestra-220-cristaos-na-siria,1f32162a0b4cb410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html


 Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição


Julio Cesar disse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário