segunda-feira, 30 de novembro de 2015

“Deem a mão a Cristo ressuscitado e transformem o futuro”, pede o Papa aos cristãos



Bangui, 30 Nov. 15 / 10:08 am (ACI).- Na Santa Missa no Estádio Esportivo Barthélémy Boganda, de Bangui, o Papa Francisco fez hoje um forte apelo à evangelização, a seguir de mãos dadas com Cristo e mudar o futuro do país. Foi o último ato do Papa na República Centro-Africana antes de retornar a Roma.
“A vida eterna não é uma ilusão”, disse o Pontífice na homilia diante de milhares de centro-africanos que participaram da celebração. “Em tudo isso, Cristo ressuscitado toma-nos pela mão e leva-nos a segui-Lo”, sublinhou em seguida.
O Santo Padre lhes pediu que olhem para o futuro e “decidir resolutamente realizar uma nova etapa na história cristã do vosso país, lançar-vos para novos horizontes, fazer-vos mais ao largo para águas profundas”.
Também convidou a dar graças a Deus “pela sua presença e pela força que nos dá no dia a dia da nossa vida, quando experimentamos o sofrimento físico ou moral, uma pena, um luto; pelos atos de solidariedade e generosidade de que nos torna capazes; pela alegria e o amor que faz brilhar nas nossas famílias, nas nossas comunidades, não obstante a miséria, a violência que às vezes nos circunda ou o medo do amanhã; pela coragem que infunde nas nossas almas de querer criar laços de amizade, de dialogar com aqueles que não são como nós, de perdoar a quem nos fez mal, de nos comprometermos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde ninguém é abandonado”.
O Papa pediu que todos se maravilhem com a obra missionária que levou pela primeira vez a alegria do Evangelho a essa nação e assegurou que “é bom, sobretudo quando os tempos são difíceis, quando não faltam as provações e os sofrimentos, quando o futuro é incerto e nos sentimos cansados e com medo de falir, é bom reunir-se ao redor do Senhor, como fazemos hoje, rejubilando pela sua presença, pela vida nova e a salvação que nos propõe, como outra margem para a qual nos devemos encaminhar”. 
Um olhar para a vida eterna “sempre sustentou a coragem dos cristãos, dos mais pobres, dos mais humildes, na sua peregrinação terrena”.
Mas esta “é uma realidade que transforma já a nossa vida presente e o mundo em que vivemos”.
O Papa também pediu para romper com o “homem velho”, com o “pecador, sempre pronto a reanimar-se ao apelo do diabo (e como age no nosso mundo e nestes tempos de conflito, de ódio e de guerra!) para o levar ao egoísmo, a fechar-se desconfiado em si mesmo, à violência e ao instinto de destruição, à vingança, ao abandono e à exploração dos mais fracos”.
“Sabemos também quanta estrada têm ainda de percorrer as nossas comunidades cristãs, chamadas à santidade”, disse Francisco.
Nesta situação, “cada um pode, no seu coração, fazer a pergunta tão importante acerca da sua ligação pessoal com Jesus, examinar o que já aceitou – ou recusou – a fim de responder à sua chamada para O seguir mais de perto”.
Na última parte de sua homilia, Francisco falou da necessidade de novos mensageiros que são “ainda mais numerosos, ainda mais generosos, ainda mais jubilosos, ainda mais santos”. “Somos chamados, todos e cada um de nós, a ser este mensageiro que o nosso irmão de qualquer etnia, religião, cultura espera, muitas vezes sem o saber”.
O Papa recordou que Cristo “ressuscitou dos mortos” e que “desde então, se aceitarmos ligar-nos à sua Pessoa, as provações e os sofrimentos que vivemos sempre constituem oportunidades que abrem para um futuro novo”.
Ao final da Missa, quis enviar uma saudação especial ao Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I: “Antes de dar a bênção, nesta Festa de Santo André, a partir daqui do coração da África, eu gostaria de me dirigir ao meu querido irmão Bartolomeu, Patriarca Ecumênico. Faço votos de felicidade, fraternidade e peço ao Senhor que abençoe as nossas Igrejas irmãs”.
http://www.acidigital.com/noticias/deem-a-mao-a-cristo-ressuscitado-e-transformem-o-futuro-pede-o-papa-aos-cristaos-52488/
Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição



Julio Cesar disse:

Mortes violentas de homens cresceram mais de 200% e de mulheres mais de 80% no Ceará


Em dez anos, o número de mortes violentas, na faixa etária de 15 a 24 anos, cresceu 224,4% entre os homens e 81% entre as mulheres, no Ceará. Os dados, referentes ao período entre 2004 e 2014, foram divulgados nesta segunda-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). A chance de um homem morrer, na faixa etária de 20 a 24 anos, é quase sete vezes maior do que a de uma mulher, no Estado. 

O aumento no número cearense é maior que o crescimento do Brasil, em que as mortes violentas de homens cresceram 9,1% e o de mulheres diminuíram 5,2%. A variação do Estado, no caso das mortes violentas de homens, é maior do que a de outros Estados do País, como Piauí (207,1%), Alagoas (181,3%) e Maranhão (158 %).

O Estado com o maior crescimento do número de mortes violentas de mulheres, também na faixa etária de 15 a 24 anos, é o Piauí, que teve crescimento de 121,7%, seguido por Rio Grande do Norte (106,5%).

No Ceará, a diferença no padrão de óbitos entre homens e mulheres rejuvenesceu: o máximo de sobre mortalidade masculina (número de óbitos masculinos divididos por femininos), que se encontrava no grupo de 30 a 34 anos em 2014, passou para o grupo de 20 a 24 anos. A principal causa é, justamente, o aumento das mortes violentas. 

O estudo aponta que as mortes por causa externa - homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas acidentes e entre outras - vêm adquirindo destaque em função de seu crescimento. O aumento dos óbitos violentos masculinos tem como principais causas os homicídios e os acidentes de trânsito.

Nos últimos dez anos, os grupos de 15 a 19 anos e 20 a 24 anos de idade apresentaram aumentos de sobre mortalidade masculina: 26,6% e 14,4%, respectivamente. Segundo dados do Sistema de informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, referentes a 2013, do total de Óbitos por causas externas, os acidentes de trânsito representara, 28,7% e as agressões, 37,4%, totalizando 66,1%. 

No total de óbitos por acidentes de trânsito ou agressões no grupo de 15 a 24 anos, os óbitos masculinos participaram com 90,7%. Considerando apenas os óbitos por agressões nessa faixa etária, 93,5% foram provenientes dos homens. “Tais fatos explicam o motivo da sobre mortalidade masculina ser tão elevada nos intervalos de 15 a 19 anos e 20 a 24 anos”, frisa o estudo.

Entenda
A sobre mortalidade é calculada dividindo o número de óbito masculino pelo número de óbito feminino e corresponde ao número médio de vezes que a probabilidade de morte masculina é maior que a feminina.

Redação O POVO Online

http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2015/11/30/noticiafortaleza,3541931/mortes-violentas-de-homens-cresceram-mais-de-200-no-ceara.shtml
Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição



Julio Cesar disse:


Pastor se casa com menina de 19 anos -- e quem abençoou a relação foi a esposa dele!





A maioria das mulheres provavelmente não manteria uma relação após saber de uma traição, não é mesmo? No entanto, no caso de Belinda Miller, descobrir que o marido tinha uma namorada fora do casamento não foi um grande problema, principalmente depois de saber que ela está grávida.
Após oito anos com a mesma mulher, Thom encontrou uma jovem de apenas 19 anos por quem se apaixonou, Reba Kerfootruba, que agora está grávida e faz parte da família. Atualmente eles vivem juntos em uma pequena casa, mas Thom está trabalhando em uma outra moradia na qual cada uma de suas esposas poderá ocupar um dos lados da casa. Ele, por sua vez, divide sua atenção entre as duas e passa três noites da semana com cada uma delas.



"No início minha família acreditava que eu não estava fazendo o certo. Eles não achavam adequado eu estar com um homem que já era casado. No entanto, eles passaram a me visitar e ficaram felizes ao perceberem que eu estou feliz", contou a mais jovem das esposas.
Thom é um ex-executor da máfia, porém virou pastor após sete nos na prisão, período no qual ele conta ter lido a Bíblia por 52 vezes. O homem também afirmou que quando conheceu Bellinda já havia comentado sobre relações poligâmicas, no entanto nada havia dado certo antes do apareceimendo de Reba.
Agora a família com três integrantes pretende esperar o nascimento do filho para criá-lo de uma forma diferente, em um conjunto com duas mães e um pai. O casal previamente formado se encontrou com Reba em um dia que estava distribuindo sopa em um projeto social, em pouco tempo ela já se mudou para a casa deles.
Sobre os problemas que podem existir na convivência entre duas mulheres, ambas concordam que o ciúme é muitas vezes normal, porém que é compreensível e suportável, já que Thom consegue se dividir igualmente entre elas, já que confessa ser igualmente apaixonado pelas duas.
"Eu sou um homem de sorte de poder ter duas parceiras ao meu lado. Acho que poligamia beneficia todos, já que minhas esposas podem ter uma família maior e sempre ter uma amiga por perto", comentou Thom.
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/homem-tem-60-anos-e-acabou-de-casar-se-com-sua-segunda-mulher--de-apenas-19-201306017.html
Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição



Julio Cesar disse:

Jovem morre em igreja após exorcismo feito por sua família



Quem nunca assistiu ao filme 'Ouija - O jogo dos espíritos' talvez possa não entender muito bem o que se passou com Jaqueline Sanchez, nascida em Belize, um país da América Central. De acordo com sua família ela havia jogado no famoso tabuleiro que, em tese, é capaz de invocar espíritos de pessoas que já morreram. Desde então, ela agia de uma forma estranha que fez com que seus familiares acreditassem que e moça estava possuída por alguma entidade sobrenatural.
Sanchez faleceu por uma parada cardiorrespiratória durante uma cerimônia de exorcismo que a família realizava em uma igreja local. Os que estavam presentes no momento afirmaram terem enxergado a jovem levitando no ar, ao mesmo tempo em que ela falava com uma voz bem mais grossa que a habitual. Para quem já viu muitos filmes de terror, esta seria uma possessão demoníaca.
Os pais da moça contaram, em matéria do The Mirror, que ela estava sofrendo periodicamente de convulsões e ataques de histeria, porém, ao ser levada ao hospital da cidade de Santa Cruz, os médicos não eram capazes de diagnosticar nenhuma doença ou irregularidade em relação à condição de saúde dela. Tal fato, somado aos comportamentos diferentes, levaram os pais à conclusão de que ele havia sido tomada por espíritos, depois de jogar Ouija.
Ela parou de respirar depois do aparente exorcismo que aconteceu na Igreja Pentecostal de Santo Inácio de Velasco. Ainda assim, a morte está sendo investigada pela Força Especial de Combate ao Crime da cidade de Santa Cruz, já que um "diagnóstico" de morte como este pode ser considerado bastante polêmico.
A perícia alegou que a jovem morreu de causas naturais após um ataque cardíaco, durante um estado de transe não explicado. As escoriações em seu corpo seriam também por conta das batidas causadas pelo estado de consciência alterado da moça, de acordo com o porta-voz da polícia local.
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/jovem-morre-em-igreja-ap%C3%B3s-exorcismo-feito-por-sua-fam%C3%ADlia-132614773.html
Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição



Julio Cesar disse:

Brasileiros estão estabelecendo famílias mais tarde




RIO— O casamento continua tendo ampla adesão entre os brasileiros. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 5,1% no número de registros de matrimônio. No total, foram 1,1 milhão de casamentos realizados em todo território nacional em 2014. Mas se no passado as famílias eram formadas cedo, agora a tendência é que o casamento e o nascimento dos filhos fique para depois.
Segundo as Estatísticas do Registro Civil 2014, divulgadas nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de idade com que os homens se casam se manteve na casa dos 30 anos, e, no caso das mulheres, 27 anos— um aumento de três anos no grupo dos homens em relação à 1974 quando a série começou, e de quatro anos no grupo das mulheres. A pesquisa apontou ainda um envelhecimento no perfil de fecundidade das mulheres de 2004 para 2014. O quadro é evidenciado pelo aumento no percentual de filhos recém-nascidos de mães entre 30 a 34 anos e entre 35 e 39 anos.

De acordo com o relatório, enquanto o índice de crianças nascidas de mães de 15 a 19 anos ficou estático em relação a 2013, com 17,7% do total, houve um ligeiro aumento no percentual do grupo de 30 a 34 anos, que passou de 19,4% para 20%, e no grupo de 35 a 39 que saiu de 9,3% para 10%. A elevação na idade média dos casamentos e da fecundidade ao longo dos anos, segundo o IBGE, tem relação com preocupação com a vida profissional.

— Tanto os homens quanto as mulheres estão postergando a idade com que se casam porque estão se motivando para adquirir mais anos de estudo e melhores postos de trabalho, e, para isso, precisam abdicar de outras coisas como o casamento— explicou o pesquisador do IBGE Ennio Mello.

Na casa da família Willmersdorf a mudança no perfil das mulheres de uma geração para a outra fica evidente. Enquanto Leonor se casou aos 20 e aos 25 já estava grávida, sua filha Fabricia casou-se pela primeira vez aos 30, e se tornou mãe de Maria Clara, fruto do segundo casamento, há cerca de 40 dias aos 39 anos.

— Sempre foquei muito no trabalho, sempre tive uma vida profissional muito agitada e muito incerta. Assumi cargos de liderança muito cedo e por isso fui adiando a questão de casamento e da maternidade. Sempre me preocupei em ser independente, não precisar do marido para nada. Depois resolvi abrir uma empresa e dedicar os primeiros anos a ela sem ter o compromisso da maternidade. Optei por primeiro ter uma estabilidade profissional, para depois poder ter o filho— conta a empresária.

Fabricia afirma ainda que a evolução da medicina também foi um ponto importante no que diz respeito à maternidade tardia:

— Havia um medo. A pessoa com 35 anos era considerada velha. Hoje em dia, a medicina também contribuiu bastante, temos o filho com menos preocupação. Minha avó com 40 anos era uma senhora, hoje com essa idade uma pessoa está no auge da vida. Engravidei aos 39 porque os médicos diziam que eu poderia dar à luz tranquiliamente.

CAI MORTALIDADE INFANTIL

As Estatísticas Estatísticas do Registro Civil 2014 também avaliaram a mortalidade de crianças. Os dados mostraram que os óbitos de crianças menores de 5 anos caíram de 5% do total de mortes do Brasil, em 2004, para 3,1% em 2014. No caso das mortes de menores de 1 ano de idade, o índice passou de 4,2% para 2,7% no mesmo período.

No caso das crianças menores de um ano, o IBGE faz uma divisão de crianças até 28 dias, que têm a mortalidade normalmente associadas a causas como fatores biológicos, e crianças de 28 dias até um ano, quando a mortalidade é geralmente ocasionada por fatores socioeconômicos. Desde 1994, o Brasil vem apresentando queda no índice de mortalidade associada a fatores socioeconômicos, o que indica o avanço do país no que diz respeito a serviços básicos como acesso à saúde, saneamento básico, entre outros. Em 2004, esses fatores exógenos eram 34,6% das causas de morte de crianças até um ano, em 2014, o índice caiu para 31,7%.


http://oglobo.globo.com/sociedade/brasileiros-estao-estabelecendo-familias-mais-tarde-18183088?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo
Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição



Julio Cesar disse:

Índice de divórcios cresce mais de 161% no Brasil






O índice de divórcios cresceu 161% no Brasil em 2014, em relação a 2004, conforme revelou pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira, 30.

De acordo com o instituto, a maior taxa de divórcios no ano passado se deu no grupo de mulheres entre 35 e 39 anos e no grupo de homens de 45 a 49 anos.

Na referida década, o Distrito Federal foi o estado brasileiro que apresentou a maior taxa geral (3,74%) de divórcios, enquanto que o Amapá obteve a menor taxa (1,02%).   

A segunda menor incidência de separações foi registrada no Piauí (1,31%). O Ceará, por sua vez, registrou taxa de 2,06%.



O tempo médio entre a data do casamento e da sentença ou escritura do divórcio também caiu de 17 para 15 anos, em 2014. 

Entre as Unidades da Federação, o tempo médio mais elevado foi de 18 anos no Piauí. No Ceará, o tempo médio cai para 16 anos.
  
Um dos motivos apontados pelo órgão para o aumento sucessivo de divórcios no Brasil diz respeito à mudança comportamental da sociedade brasileira, ao longo dos últimos anos. 

Além de aceitar o divórcio com maior naturalidade, o brasileiro passou a ter maior acesso aos serviços de Justiça para, desta forma, formalizar as dissoluções dos casamentos.
  
Guarda compartilhada

Além do crescimento no índice de divórcios, a pesquisa do IBGE também revelou um aumento nos casos de guarda compartilhada (a responsabilidade com os filhos menores dividida entre os pais) no País.

Um dado que chama a atenção é que a guarda dos filhos menores a partir do divórcio é preponderantemente das mulheres, em todos os estados brasileiros. 

No Ceará, 89,4% das mulheres respondem pela guarda dos filhos, enquanto que apenas 4% dos homens ficam a cargo da responsabilidade.


Redação O POVO Online 

http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2015/11/30/noticiasbrasil,3542003/indice-de-divorcios-cresce-mais-de-161-no-brasil.shtml
Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição



Julio Cesar disse:

Papa Francisco na Africa.




“A vida eterna não é uma ilusão. Em tudo, Cristo ressuscitado toma-nos pela mão e leva-nos a segui-Lo. Um olhar para a vida eterna sempre sustentou a coragem dos cristãos, dos mais pobres, dos mais humildes, na sua peregrinação terrena. Esta é uma realidade que transforma já a nossa vida presente e o mundo em que vivemos" - 

Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição



Julio Cesar disse:

Papa Francisco, em discurso aos jovens da África



«Não odeie nunca. Se alguém faz o mal, procure perdoá-lo, nada de ódio, muito perdão. Vão juntos. Nada de ódio, muito perdão. Se você não tem ódio no seu coração, se você perdoa, será um vencedor, porque serão vencedores da batalha mais difícil da vida, vencedores no amor. E através do amor chega a paz!»

Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição



Julio Cesar disse: