Milhares de pessoas reunidas orando e cantando com a expectativa de curar alguma enfermidade. Os presentes, de olhos fechados e mãos erguidas, rezam e se preparam para passar por uma consulta ou cirurgia espiritual. No amplo espaço de paredes azuis e brancas com imagens de figuras da Doutrina Espírita, as inúmeras cadeiras não são suficientes para acomodar o grande público. No palco do recinto, pessoas tocam músicas religiosas e o fundador do lugar, o médium João Berbel, discursa palavras de conforto. Este é o cenário visto no salão principal do IMA (Instituto de Medicina do Além) nas noites de quarta-feira e nas manhãs de sábado.
A fé dos “pacientes”, a disposição dos voluntários e a grandiosidade do “hospital”, construído com doações e vendas de livros espíritas, motivou essa nova série de reportagens do Comércio que retratará o universo do IMA.
O prédio onde funciona o IMA, no Recreio Campo Belo, foi inaugurado no ano 2000. Mas o médium João Berbel realiza cirurgias espirituais desde 1996. “Na primeira vez recebemos cinco pessoas na reunião. Na semana seguinte já tinha 50, depois 500, e hoje a gente chega a reunir cinco mil pessoas nos dias mais cheios”, disse Berbel. No início, o médium realizava as cirurgias na própria casa, que na época era no Parque dos Pinhais. Com o crescimento do público, as consultas e cirurgias passaram a ser realizadas em um centro espírita no Jardim Palmeiras. O atendimento ainda passou por outro centro espírita, maior que o primeiro, no Jardim Califórnia, antes de mudar para o prédio atual.
O terreno de cinco mil metros quadrados foi adquirido pelo IMA por meio de uma doação, assim como grande parte do material usado para erguer o prédio. O restante da verba para a construção foi conseguida com a venda de livros escritos por João Berbel, além da promoção de bazares e rifas. Atualmente o prédio possui dois amplos espaços, onde são colocadas as cadeiras em dias de atendimento e estão instaladas a recepção, livraria, farmácia, laboratório, cozinha, estúdio de rádio, além de outras salas distribuídas em térreo e dois andares.
Até o fim das obras no local, o IMA ainda vai ganhar uma área com piscina e mais 52 apartamentos onde serão instalados cerca de 150 leitos hospitalares. “Espero terminar tudo ainda esse ano. Os quartos estão sendo construídos para ser um hospital, mas vamos ver o que vai ser. Só sei que vamos trabalhar na área da saúde ajudando as pessoas necessitadas. Quero ajudar as pessoas que não podem pagar um leito de hospital”, disse Berbel.
Inspiração
A ideia de criar o IMA não teria sido de seu fundador. Segundo João Berbel, foi o espírito do médico e ex-prefeito de Franca Ismael Alonso y Alonso, morto em 1964, quem o procurou e o orientou sobre como realizar as cirurgias espirituais. “Na época fazia um trabalho em um centro espírita, onde a gente já tinha um contato com o espírito do doutor Alonso. Com a orientação dele, fazíamos bate-papos e palestras, e até indicávamos remédios fitoterápicos, ervas e chás às pessoas. Um dia, estava no banho, num sábado, quando me apareceu aquele homem bigodudo dentro do banheiro.”
João Berbel disse que estava com o corpo todo ensaboado e se assustou quando teria visto o espírito. “Nunca tinha visto um espírito assim, semimaterializado. Tentei pegar a toalha e me enrolar mas não tinha jeito, parecia que as mãos estavam curtas e que o chão tinha fugido de perto de mim. Mas ele viu meu susto e me deu um sorriso e aquilo me acalmou”, disse João Berbel, que contou ainda que naquele momento o espírito de Ismael Alonso y Alonso pediu para ele fazer as cirurgias espirituais.
“Ele disse assim ‘João vamos fazer cirurgias e também vamos fazer remédios fitoterápicos’, e fiquei pensando como faria aquilo já que não entendo nada de medicina nem de planta. Mas ele disse que uma equipe de espíritos iria me auxiliar, então eu topei.”
João Berbel conta que iniciou as cirurgias espirituais em casa na quarta-feira seguinte à aparição do médico. Ele explica que no início estava inseguro e que tinha medo, mas ao ver os resultados do trabalho espiritual, foi ganhando confiança. “Na primeira vez, atendi uma mulher que tinha um problema do coração que acabou melhorando depois que passou pela gente, e isso foi me dando confiança. Não conhecia nada da anatomia humana. As pessoas me olhavam de rabo de olho. Então fui estudando os tipos de doenças e e fui buscando aprender também para auxiliar no trabalho.”
Os atendimentos se expandiram. O IMA atende pacientes de Franca e vindos em caravanas de outras cidades. O atendimento é totalmente gratuito (leia ao lado).
http://gcn.net.br/noticia/269994/franca/2014/11/ima-5-mil-pessoas-buscam-a-cura-em-consultas-e-cirurgias-espirituais
Nenhum comentário:
Postar um comentário