terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Papa volta a falar sobre liberdade de expressão: ‘É preciso prudência’

Vaticano

Em entrevista, pontífice diz que reação violenta a uma ofensa não é aceitável

Papa Francisco concede entrevista durante voo de Manila a Roma
Papa Francisco concede entrevista durante voo de Manila a Roma (Giuseppe Cacace/Reuters)
O papa voltou a falar nesta segunda-feira sobre liberdade de expressão, depois de cometer um equívoco ao mencionar o tema na última semana, comentando o atentado terrorista contra o semanário satírico Charlie Hebdo em Paris. Naquela ocasião, o pontífice disse que é preciso ter liberdade para se expressar, mas sem ofender. E acrescentou que se alguém falasse mal sobre sua mãe, levaria um soco.
Leia também:


A repercussão da declaração levou Francisco a voltar ao tema, em entrevista coletiva concedida na viagem de volta de Manila a Roma. O papa disse que sua fala não estava justificando a violência. E defendeu seu ponto de vista sobre os limites à liberdade de expressão.
“Em teoria podemos dizer que uma reação violenta a uma ofensa, a uma provocação, não é aceitável, não é uma coisa boa. Temos de fazer o que o Evangelho diz, devemos oferecer a outra face. Em teoria podemos dizer que entendemos o que é a liberdade de expressão. Em teoria, todos concordamos. Mas somos humanos. E há a prudência, que é uma virtude da coexistência humana. Eu não posso insultar ou provocar alguém continuamente sob risco de deixá-lo bravo, sob o risco de receber uma reação injusta”, disse, segundo o jornal italiano La Stampa.
“O que estou dizendo é que a liberdade de expressão precisa levar em conta a natureza humana e isso significa que precisa ser prudente. Prudência é a virtude humana que regula nossos relacionamentos. Uma reação violenta é sempre ruim (...) É por isso que a liberdade deve andar sempre de mãos dadas com a prudência”, completou na volta da viagem de uma semana à Ásia.
http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/papa-volta-a-falar-sobre-liberdade-de-expressao-e-preciso-prudencia
Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição

Julio Cesar disse:

Acredito SIM, que a prudência seja necessária ao termo liberdade de expressão. A liberdade de expressão, NÃO pode ser um mecanismo de ataque sem freios, sem responsabilidades a imagem do outro, de forma a denegri-lo, humilhá-lo. Mas, a liberdade de expressão, é necessária para mostrar ao mundo, a nossa indignação aos fatos que podem SIM estar destruindo a sociedade.

O jornal Charlie Hebdo, com certeza exagerou em suas publicações, sabendo, o quanto seria capaz as reações fundamentalista do Estado Islâmico. Claro, o que vemos com relação a muitas mortes de inocentes e perseguição a Cristãos deve ser SIM acrescentado criticas. Nada, pode levar a morte de inocentes, nem mesmo as criticas acidas do jornal.


Tudo isso que vemos e lemos nos serve de muita reflexão para analisar a nossa vida, como lidamos com as coisas que acontece ao nosso redor. A falta de limites, a falta de amor ao próximo tem levados a muitos, a uma completa destruição. Temos que ser diferente e fazer tudo diferente do que o mundo faz. Somos filhos de Deus, imagem e semelhança Dele, e não do que o mundo deseja. O que o mundo deseja, o resultado estamos colhendo. Nascemos para sermos Santos, para Mara, e perdoar, e não para fazer guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário