quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Vírus do ebola pode estar mais contagioso, dizem cientistas

Profissionais de saúde do grupo Médicos Sem Fronteiras trabalham na Libéria, um dos países mais afetados pelo ebola, em 18 de outrubro de 2014


O vírus do ebola sofreu mutações e pode ter se tornado mais contagioso. O alerta foi feito nesta quinta-feira por pesquisadores do Instituto Pasteur, na França, os primeiros a identificar a epidemia do ano passado.
Os cientistas analisaram 200 amostras de sangue de pessoas infectadas na Guiné, na África, e monitoraram as mudanças do vírus, a fim de descobrir se ele consegue passar de uma pessoa para outra mais facilmente. Mais 600 amostras devem ser estudadas nos próximos meses.
Não é raro que vírus se transformem com o tempo. O do ebola é um vírus de RNA, como o HIV e o da gripe, com grande capacidade de mutação. Por esse motivo, ele tem mais facilidade de se adaptar e de aumentar seu potencial de contágio.
O geneticista Anavaj Sakuntabhai, do Instituto Pasteur, disse à rede BBC que os cientistas têm observado muitos casos assintomáticos da doença. “Esses podem ser os infectados que mais transmitem o vírus. Nosso temor é que o ebola se torne menos mortal, mas mais contagioso”, disse o pesquisador. Apesar de ter sofrido mutações, o vírus continua a ser transmitido por fluidos contaminados (como sangue, fezes e urina), e não pelo ar. Para que isso acontecesse, dizem os pesquisadores, ele teria de passar por uma mutação “muito grande”.
Atualmente, o Instituto Pasteur trabalha em duas vacinas contra o ebola, com expectativa de começar os testes em humanos no fim do ano.
Leia também:

Epidemia — O número de novos casos de ebola confirmados totalizou 99 na semana encerrada em 25 de janeiro, o menor registro desde junho de 2014, informou a Organização Mundial da Saúde nesta quinta-feira. Ainda assim, a organização reforça que a epidemia não foi erradicada. "Os diagnósticos caem semana após semana e tendem a zerar, mas a doença ainda está presente em um terço das zonas dos três países afetados [Guiné, Libéria e Serra Leoa]", disse David Nabarro, coordenador da ONU para a luta contra a febre hemorrágica.
O Centro Africano de Controle de Doenças que a União Africana decidiu criar em 2015 permitirá reagir com mais rapidez no caso de uma nova epidemia, destacou Nabarro. "Levamos muito tempo para nos prepararmos. Precisamos de meios melhores de intervenção."
A comunidade internacional e a União Africana foram acusadas de passividade ante a epidemia que matou quase 9 000 pessoas em um ano. A epidemia evidenciou o estado desastroso dos sistemas de saúde em alguns países africanos.
(Com Reuters e Agência France-Presse)
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/virus-do-ebola-pode-estar-mais-contagioso-dizem-cientistas
Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição

Julio Cesar disse:

Onde estar Deus?

Poderá ou com certeza já tem perguntas desse tipo surgindo em tantas situações pelo mundo. Deus estar entre nós. Deus estar vendo tudo isso. Com certeza, sem sombras de duvidas, o coração de Deus estar triste ao ver tantos filhos morrendo.

Mas, Deus NÃO é culpado, e nem ausente de nossa dor. O mundo estar dessa forma, por decisão nossa. São os nossos pecados que atinge de cheio a tantas pessoas inocentes. É o nosso pecado. O demônio estar fazendo tudo isso, por conta de nossas más escolhas. O meu pecado aqui, não somente atinge a mim, e os que estão envolta, ele vai longe, muito longe. Imagine então, todo o pecado da humanidade?

Meus irmãos, Deus pode mudar tudo isso. Ele tem o poder não mãos. Acontece que, as nossas decisões estão fazendo tudo isso. Temos que nos responsabilizar por nossos atos. Deus sabe que, o que nos acontece, são as nossas fraquezas. Mas, se olhar somente as minhas fraquezas, como sinal de debilidade, e não ter a coragem de levantar e lutar contra oi pecado, vou sempre ser o covarde.

Deus não pode ficar sempre limpando as minhas sujeiras, como se fossemos crianças, a sempre desarrumar as coisas que a nossa mãe como tanto amor e esmero arruma e limpa. Não. Precisamos ter responsabilidades. Precisamos conhecer os nossos atos, e nos sentir responsáveis por nossas escolhas. Essas pessoas que sofrem, são nossos irmãos. Somos uma grande família. Não é somente por que eles estão longe, não tenho nada ver com isso. Eu e vocês, temos SIM responsabilidades como irmãos.

Vamos rezar, vamos nos converter. Vamos voltar para Deus de todo o coração. Não posso esperar que o outro primeiro se converta, para que depois eu vá. Vou logo EU hoje. Não vou esperar por ninguém. Vou eu. O meu exemplo arrasta. Determinada determinação a ser Santos, a viver a radicalidade. A rezar, a jejuar por essas pessoas. A fazer o que tenho e posso, por aqueles que sofrem a minha volta, e os tratos como se não existissem.

Eu, Julio Cesar Carneiro, ofertei a minha vida para Deus, para a Igreja, para os homens, para os jovens. Vou buscar o que Deus tem para mim, para que possa dá aos homens. Vou recolher o que os homens perderam, para que possa dá. Deus procura homens e mulheres determinados a serem Santos, a amar, a perdoar, por aqueles que não quiseram. Eu disse SIM, E tenho apoio de minha Mãe Maria Santissima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário