segunda-feira, 23 de março de 2015

Ateus perdem ação contra atuação de bombeiros em procissão



 Justiça de São Paulo indeferiu na última sexta-feira uma petição na qual se pedia a proibição da participação do Corpo de Bombeiros durante a “procissão pela chuva em São Paulo”, realizada no último domingo. O juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, decidiu extinguir o processo proposto pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), que atua na defesa da laicidade do Estado, contra a Mitra Arquidiocesana de São Paulo.
Segundo a Atea, o fato de o caminhão dos bombeiros ser utilizado para o transporte da imagem de Nossa Senhora da Penha estaria ferindo a laicidade do Estado e o patrimônio público. Para o magistrado, porém, a procissão “não vulnera a liberdade de religião e a laicidade”.
“Quando a manifestação religiosa deixa de pertencer apenas ao ritual de determinado templo e invade os espaços públicos, ganhando adesão da população, transforma-se em manifestação cultural e pode ser incentivada pelo Município, pelo Estado-membro e pela União, encarregados também da promoção de valores humanos que, com o passar do tempo, se tornam tradições locais, regionais ou até nacionais. Assim já aconteceu com o Carnaval, cuja origem religiosa está até esquecida, inúmeras procissões em louvor aos santos realizadas no interior, a Festa do Círio de Nazaré, patrocinada pelo Estado Paraense e pela Municipalidade de Belém, Marcha para Jesus, romarias ao Padre Cícero no nordeste, ofertas a Yemanjá, Congadas e o próprio Natal”, disse o juiz.
Segundo o magistrado, ainda existem casso como o transporte de jogadores com troféus conquistados, justificado pela questão de segurança e que também se aplicaria à procissão.
http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/viver-sp/blog/2015/03/23/ateus-perdem-acao-contra-atuacao-de-bombeiros-em-procissao/
Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição

Julio Cesar disse:

Vejo essa ação, como algo INFANTIL. Desde quando uma procissão pode lesar a nação, muito mais que o Petrolão ou o Mensalão?

Primeira Leitura (Sb 2,1a.12-22)

Leitura do Livro da Sabedoria.

11 Dizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.

13 Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se ‘filho de Deus’. 14 Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15 sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis.

16 Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17 Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18 Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19 Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência;20 vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.

21 Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22 não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras. 

Há uma corrupção generalizada que lesa o país, fere os direitos a educação e a saúde, e não vejo nada dos Ateus em direção a isso. Mas, como sempre, quando se fala em Deus o ateísmo que visa o nada, e leva as pessoas a acreditarem em um vazio, se manifestam de todas as formas, para calar a maioria Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário