Na homilia, o Papa capta três olhares diferentes de Jesus sob o apóstolo Pedro: o olhar do entusiasmo, arrependimento e o da missão
Rádio Vaticano
Qual é hoje o olhar de Jesus sobre mim? O Papa desenvolveu sua homilia matutina desta sexta-feira, 22, na Casa Santa Marta, comentando o diálogo entre Jesus e Pedro, narrado pelo Evangelho.
Jesus ressuscitado prepara de comer para os seus discípulos e, depois da refeição, tem início um intenso diálogo com Pedro. Neste episódio, Francisco disse captar três olhares diferentes do Senhor sob o Apóstolo: o olhar da eleição, do arrependimento e, por fim, da missão.
O entusiasmo
No início do Evangelho de João, André vai até seu irmão e lhe diz: “Encontramos o Messias”, há um olhar de entusiasmo. Jesus fixa o seu olhar sobre ele e diz: “Tu és Simão, o filho de João. Chamar-te-ás Cefas”.
“É o primeiro olhar, da missão”. Há, portanto, o primeiro olhar: a vocação e um primeiro anúncio da missão. “E como está a alma de Pedro neste primeiro olhar?”, perguntou o Pontífice. “Entusiasta. A primeira etapa de partir com o Senhor”.
O arrependimento
A seguir, o Papa dirigiu seu olhar para a noite dramática da Quinta-feira Santa, quando Pedro renega Jesus três vezes: “Perdeu tudo. Perdeu o seu amor e quando o Senhor cruza o seu olhar, chora”.
“O Evangelho de Lucas diz: ‘E Pedro chorou amargamente’. Aquele entusiasmo de seguir Jesus se tornou choro, porque ele pecou: ele renegou Jesus. Aquele olhar muda o coração de Pedro, mais do que antes. A primeira mudança é a troca de nome e também de vocação. Este segundo olhar é um olhar que transforma o coração e é uma mudança de conversão ao amor”.
Francisco acrescenta dizendo que há o olhar do encontro depois da Ressurreição. “Sabemos que Jesus encontrou Pedro, diz o Evangelho, mas não sabemos o que foi dito”, observou.
A missão
O Pontífice afirma que o olhar do Evangelho de hoje “é um terceiro olhar: o olhar é a confirmação da missão, mas também o olhar no qual Jesus pede confirmação sobre o amor de Pedro. Três vezes o Senhor pede ao Apóstolo a manifestação do seu amor e exorta-o a apascentar suas ovelhas. Na terceira pergunta Pedro ficou triste e quase chora”.
“Entristecido porque pela terceira vez lhe perguntava: ‘Você me ama?’, e ele diz: Mas, Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo’. Jesus respondeu-lhe: ‘Apascenta as minhas ovelhas’.”
Este é o terceiro olhar, o olhar da missão. O primeiro, o olhar da eleição, com o entusiasmo de seguir Jesus; o segundo, o olhar de arrependimento no momento daquele pecado tão grave de ter negado Jesus; o terceiro olhar é o olhar da missão.
Deixemo-nos olhar por Jesus
Mas, disse o Papa, ainda não acabou. Jesus vai mais além e diz a Pedro: “Você faz tudo isso por amor, e depois? Você vai ser coroado rei? Não”. Jesus diz a Pedro que ele também deverá segui-lo no caminho da Cruz.
“Também nós podemos pensar: qual é hoje o olhar de Jesus sobre mim? Como Jesus olha para mim? Com uma chamada? Com um perdão? Com uma missão? Mas, no caminho que Ele fez, todos nós estamos sob o olhar de Jesus.”
“Ele sempre olha para nós com amor. Ele nos pede algo, nos perdoa e nos dá uma missão. Agora Jesus está sobre o altar. Cada um de nós pense: ‘Senhor, Tu estás aqui, entre nós. Fixa o Teu olhar em mim e me diga o que devo fazer; como devo chorar os meus erros, os meus pecados; com qual coragem devo continuar no caminho que Tu fizeste por primeiro”.
O Papa Francisco conclui dizendo que neste dia, fará bem a todos reler este diálogo com o Senhor e pensar “no olhar de Jesus sobre mim”.
http://papa.cancaonova.com/todos-nos-estamos-sob-o-olhar-de-jesus-diz-papa/
Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição
Julio Cesar disse:
Antes
de escrever o que penso acerca dessa matéria, peço perdão por qualquer erro ortográfico.
Os três
olhares diferentes do Senhor sob o Apóstolo: o olhar da eleição, do
arrependimento e, por fim, da missão.
Jesus Cristo tem um olhar apaixonado, louco de amor. Um amor que,
quando o encontramos, Ele nos rouba de nós mesmo. E, esse olhar atravessa toda
a nossa alma, rasga o nosso coração e nos faz novo.
Eu e você, precisamos ter essa experiência com o olhar de Jesus
Cristo. Jesus Cristo é uma pessoa. Ele estar vivo, e tem carne como a nossa.
Tem osso, e dentes como o nosso. É uma pessoa e não espirito. Ele assumiu a
minha humanidade. Ele não estar longe. Ele estar ao nosso lado. É um oásis em
meio a esse deserto escaldante, em crise, na qual, precisamos estar sempre a
procura desse oásis para saciar a sede que temos de amor. O mundo não pode nos
dá amor. O amor do mundo é cheio de condição, tem interesses pessoais, é egoísta.
O amor do mundo, é diferente do amor de Deus.
Se, queremos entender o amor de Deus, olhemos para Jesus Cristo.
Cristo é o amor do Pai transfigurado. O Pai que nos visitou em seu Filho Jesus
Cristo, que obediente a sua vontade, nos salvou por amor, louco amor. É esse
amor que precisamos encontrar. Chame por Deus. Deixe que o olhar de Deus cruze
com o seu olhar e você verá que algo vai acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário