terça-feira, 19 de maio de 2015

Secretário-geral da ONU nomeia brasileira em grupo de peritos para agenda pós-2015




O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou um grupo consultivo de peritos sobre “data revolution” (revolução de dados) para o desenvolvimento sustentável com o objetivo de subsidiar contribuições para construir “uma visão ambiciosa e alcançável” para o futuro da agenda de desenvolvimento pós-2015, que sucederá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU (ODM).

A brasileira Carmen Barroso é uma dos 24 integrantes selecionadas para compor o grupo de especialistas, que representam a sociedade civil, setor privado, acadêmico e organizações internacionais. Barroso é a diretora regional do hemisfério ocidental da Federação Internacional de Planejamento Familiar. Paralelamente, ela atua em várias comissões da ONU sobre aids, gênero e saúde e estratégias de saúde para mulheres e crianças. Ela também contribuiu para a força-tarefa dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e na Comissão Brasileira de Saúde Reprodutiva.

“A revolução de dados está dando ao mundo ferramentas poderosas para ajudar a pôr em marcha um futuro mais sustentável”, disse Ban. “As recomendações do grupo serão importantes insumos para o debate pós-2015 e nossos esforços de estabelecer uma visão ambiciosa, porém alcançável.”

O grupo deve aportar novas oportunidades vinculadas à inovação, ao progresso técnico e ao surgimento de novos fornecedores de dados públicos e privados para apoiar e complementar o sistema de estatística convencional e aumentar a responsabilização nacional, regional e global.

Os peritos devem submeter suas recomendações ao secretário-geral antes do fim do ano e têm o papel de aconselhar o chefe da ONU sobre as medidas que devem ser tomadas para fechar as brechas e fortalecer as capacidades nacionais de estatísticas.

Essa iniciativa é parte do esforço do secretário-geral da ONU de preparar o relatório solicitado pelos países-membros da ONU, antes das negociações intergovernamentais que levarão à adoção da agenda pós-2015.


http://ttfbrasil.org/noticias/?id=258
Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição

Julio Cesar disse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário