sábado, 11 de julho de 2015

Papa diz que a ideologia leva à ditadura


Papa Francisco discursa no estádio Leon Condou, em Assunção
Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP

ASSUNÇÃO - Na última etapa da viagem pela América do Sul, o Papa Francisco condenou as ideologias políticas que pretendem representar os indivíduos, mas que sempre “terminam em ditaduras” e criticou qualquer modelo econômico que sacrifique a população por dinheiro.

— As ideologias terminam mal, não servem. Não assumem o povo, por isso pensem no século passado, em que as ideologias terminaram em ditaduras, sempre — enfatizou Francisco, no estádio León Condou, em Assunção, após dois dias de intensa programação no Paraguai e onde falou para cerca de cinco mil representantes de organizações civis que defendem setores como saúde, educação, trabalho e direitos humanos.

Mais cedo neste sábado, diante de 800 mil pessoas, o Papa celebrou sua primeira missa no país — cuja população é 90% católica —, e, na ocasião, exaltou as mulheres por terem reconstruído a nação a partir dos destroços da guerra no século XIX.

— Gostaria especialmente de mencionar vocês, mulheres, esposas e mães do Paraguai, que a um grande custo e sacrifício foram capazes de levantar um país derrotado e devastado pela guerra — disse. — Deus abençoe as mulheres do Paraguai, as mais gloriosas da América.

No conflito, o Paraguai lutou, entre 1865 e 1870, contra Argentina, Brasil e Uruguai, e teve a população masculina adulta quase aniquilada.


A missa foi realizada em Caacupê, cidade de cerca de 50 mil habitantes considerada o principal reduto da fé católica no país. Lá, segundo a lenda, por volta de 1600, Nossa Senhora salvou a vida de um índio guarani atacado por uma tribo inimiga. Este, por gratidão, esculpiu, em madeira, uma Virgem que os paraguaios adoram até hoje e é considerada a padroeira do país. O Papa visitou o templo da padroeira, decorado com bandeiras e tecidos típicos, e depositou uma rosa branca aos pés da figura da Virgem. Pela manhã, ele foi a um hospital pediátrico



© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. . 

Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição


Julio Cesar disse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário