quinta-feira, 9 de abril de 2015

Estar todo em Deus para ser feliz



Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição

Julio Cesar disse:

Eclesiástico 2: 1 Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; 2 humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, 3 sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. 4 Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. 5 Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. 6 Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. 7 Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; 8 vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. 9 Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria. 10 Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. 11 Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. 12 Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada? 13 Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram. 14 Ai do coração fingido, dos lábios perversos, das mãos malfazejas, do pecador que leva na terra uma vida de duplicidade; 15 ai dos corações tímidos que não confiam em Deus, e que Deus, por essa razão, não protege; 16 ai daqueles que perderam a paciência, que saíram do caminho reto, e se transviaram nos maus caminhos. 17 Que farão eles quando o Senhor começar o exame? 18Aqueles que temem ao Senhor não são incrédulos à sua palavra, e os que o amam permanecem em sua vereda. 19 Aqueles que temem ao Senhor procuram agradar-lhe, aqueles que o amam satisfazem-se na sua lei. 20 Aqueles que temem ao Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dele. 21 Aqueles que temem ao Senhor guardam os seus mandamentos, têm paciência até que ele lance os olhos sobre eles, 22 dizendo: Se não fizermos penitência, cairemos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens, 23 pois a misericórdia dele está na medida de sua grandeza.

Eis o Hino da paciência, na qual, todo Cristão, ou não Cristãos deve caminhar. Devemos tudo esperar em Deus. Deus estar no controle de tudo, e até de nossas vidas. Nada nos acontece, se antes Deus já não tivesse previsto, visito, sabido.

Às vezes, me pego a perguntar o porque dessa paciência, e o porque de tanta coisa acontecer.  De imediato, o socorro de Deus vem sempre a me calar: “ De todas as coisas que vos acontece, de cada uma delas, eu tirarei algo novo, sempre novo”. – Por mais dolorosa que seja ou haverá de ser, Deus estar no controle de tudo. Nessa vida, nunca saberemos o porque de cada coisa nos acontece.

Às vezes, ou muito delas, as coisas nos acontece por culpa nossa mesma. Não escutamos a Deus e nem as outras pessoas, e queremos fazer tudo ao nosso jeito, como se cada coisa, soubéssemos dominar e tudo entender. Não sabemos de nada. Somos criaturas e não Deus. Em tudo, dependemos de Deus.

Quando somos surpreendidos por uma morte repentina e dolorosa em qualquer acidente, fica-nos a perguntar: Onde estar ou estava Deus nessa hora? Será que Deus não poderia ter impedido essa situação? Salvo o meu filho, a minha esposa, o meu esposo? – Vou dizer uma coisa, e com certeza, não vai ajudar muito, mais, é o que sei nesse momento, e o meu saber, é nada diante da sabedoria infinita de Deus, que pensa muito mais, e ver muito mais, que eu a me mesmo: Todos somos responsáveis por nossas atitudes. E, Deus quer que entendamos dessa forma. Deus não pode ser o que sempre irá impedir as minhas burradas. Se eu sei que bebendo eu posso matar, porque eu vou fazer isso? E vamos vendo nessas situações dolorosas que, é errado agir dessa forma. Somos SIM responsáveis pelo que fazemos. A decisão é nossa, por mais dolorosa que virá a ser o resultado dela.

Deus é vida. A morte acontece por inveja do demônio. Se, as vezes nos parece sem resposta muitas mortes, e não vemos a intervenção de Deus mediante a tantas orações e suplicas que fazemos e mesmo assim os nossos entes nos são retirados, para tudo isso, será sempre um mistério de Deus. E, por mais que nos esforçamos a entender, nessa ida nunca chegaremos a entender. Somos lentos demais para isso. A permissão de Deus sempre será vida. Deus sabe o que faz. Deus não é ruim e nunca será. Deus é amor.

A nossa vida precisa estar em Deus em meio a tantas perturbações que a vida vai nos propondo. Não é fácil, e nunca será. Mas, se estivermos em Deus o impacto será menor. A morte, nunca será seu fim. Cedo ou tarde, todos nos veremos e será uma alegria sem fim, sem dor, sem sofrimento, sem lagrimas. É doloroso, eu sei. Toda dor, é amor.

Tenhamos paciência em toda a nossa vida. Não podemos nos entregar as dificuldades. Sempre haverá dificuldades nessa vida, e Deus precisa que estejamos de pé até o final. Deus é a nossa Salvação. Não existe outra salvação, e  nunca existirá. Somente Deus é a nossa segurança e felicidade. A vida nesse mundo, precisa prosseguir, com todos os seus desafios. Em breve vamos estar todos unidos em Deus. Essa é a nossa esperança.

Confiemos em Deus a nossa vida, a nossa salvação, a nossa família. Tudo, mais tudo mesmo, confiemos em Deus. Nada é impossível para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário