terça-feira, 14 de abril de 2015

Muçulmanos ateiam fogo em adolescente cristão no Paquistão



Lahore (RV) – Nauman Masih, 14 anos, é o mais recente retrato da intolerância religiosa e perseguição aos cristãos no quadro das violências no Paquistão. Jovens muçulmanos atearam fogo ao adolescente na sexta-feira (10/04), informa a agência Fides. Masih está hospitalizado em estado grave.

FileAccessHandler
Agressão fortuita -Simplesmente porque cristão. Este foi o motivo que levou os jovens muçulmanos - que encontraram Masih enquanto iam para a mesquita -  a jogar um líquido inflamável para depois atear fogo no adolescente e fugirem. Pessoas que passavam pelo local ajudaram a apagar as chamas e chamaram uma ambulância. Eles disseram que Masih não conhecia os agressores e que a violência aconteceu após ele ter dito que era cristão.
Perseguição - O advogado cristão e defensor dos direitos humanos, Sardar Mushtaq Gill, condenou “o grave episódio de ódio a fé” e afirmou ter enviado um relatório ao Primeiro-Ministro do Punjab, Shahbaz Sharif.
Nasir Saeed, diretor da ONG Claas (Centro para assistência legal e abrigo) afirmou à agência: “estamos diante de uma situação deplorável. Se um cristão inocente pode ser queimado por extremistas sem nenhum motivo, então a escalada de ódio contra os cristãos alcançou um nível muito perigoso. Os cristãos temem pela própria vida a todo instante, apesar das garantias do Primeiro-Ministro Nawaz Sharif”. (Fides/RB)
http://br.radiovaticana.va/news/2015/04/14/mu%C3%A7ulmanos_ateiam_fogo_em_adolescente_crist%C3%A3o_no_paquist%C3%A3o/1136593

Morreu o adolescente queimado vivo no Paquistão por ter dito: “sou cristão”



LAHORE, 16 Abr. 15 / 06:27 pm (ACI).- Nauman Masih, o adolescente que foi queimado vivo por declarar-se cristão, faleceu nesta quarta-feira em um hospital de Lahore (Paquistão) após ter perdoado os extremistas muçulmanos que o atacaram.

O fato ocorreu no dia 10 de abril quando Nauman atravessou a rua com uns jovens muçulmanos desconhecidos que iam em direção à mesquita. Eles detiveram Nauman e ao perceber que era cristão o atacaram a golpes e jogando gasolina sobre o seu corpo atearam fogo e fugiram

“Os jovens que me agrediram eram uns perfeitos desconhecidos. Começaram a me agredir quando souberam que eu era cristão. Tentei escapar, mas me perseguiram e jogaram gasolina em mim”, declarou o adolescente à polícia. O adolescente teve 55 por cento do corpo queimado.

Os médicos esperavam a recuperação de Nauman, pois na terça-feira ele foi operado. Mas, lamentavelmente, ele faleceu nesta quarta-feira de manhã.

“Estou muito impactado de ter que anunciar uma notícia tão triste. Nauman Masih, o menino de 15 anos atacado por muçulmanos no Paquistão, que se ofenderam pela sua aderência à fé cristã, morreu esta manhã”, informou site da associação cristã anglo-paquistanesa (BPCA) em sua página Web.

O BPCA indicou que o hospital onde internaram a Nauman “não tinha uma unidade especial para queimados e não houve a possibilidade de transladá-lo a outro hospital”. Nauman “sofreu com valentia e falou do perdão aos seus agressores. Morreu como um mártir e sem dúvida está hoje com o Senhor”.

“Por favor, rezem pelos seus familiares, que tiveram cinco dias de extrema angústia e para que as autoridades procurem a justiça”, expressou.

Dias depois do seu falecimento, Nauman teve a oportunidade de contar seu caso à advogada Gulnar Gill, do Tribunal Superior do Lahore, uma região onde os cristãos são vítimas de extremistas muçulmanos.

Em março desde ano, o grupo talibã paquistanês Jamaat-ul-Ahrar atacou duas igrejas cristãs em Lahore, deixando 80 pessoas feridas e 14 mortas, entre eles Akash Bashir, um jovem salesiano de 19 anos que se lançou contra o atacante para evitar a morte dos fiéis da sua paróquia.


Do mesmo modo, em novembro de 2014 um grupo de cem muçulmanos queimaram vivos em Lahore um casal de jovens cristãos, acusando-os de ter, supostamente, queimado algumas páginas do Alcorão. O nome dele era Shahzad, tinha 26 anos de idade. Sua esposa, Shama, tinha 24 anos e estava grávida.

http://www.acidigital.com/noticias/morreu-o-adolescente-queimado-vivo-no-paquistao-por-ter-dito-sou-cristao-64857/
Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição

Julio Cesar disse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário