domingo, 11 de outubro de 2015

Barbie é transformada em Virgem Maria e é criticada



RIO - A boneca Barbie já teve versões como popstar, bombeira, professora e até rainha. Mas uma nova adaptação dela, feita para uma exposição que está na Argentina, está gerando polêmica. A boneca, junto com o seu namorado Ken, foram transformados em diversas representações religiosas. Ela, por exemplo, aparece como a Virgem de Guadalupe em uma das peças enquanto ele surge crucificado na mostra “Barbie: religião de plástico”.

— Se uma Barbie já virou até mesmo astronauta, por que não podemos ter uma Barbie Virgem Maria, que é um dos ícones populares mais fortes da história da humanidade? - afirmou Marianela Perelli, idealizadora da exposição, para agência AFP.

Quando a exposição foi anunciada, uma série de cartas e e-mails de religiosos foram mandadas para os realizadores da iniciativa pedindo o cancelamento da mostra. Porém, no último sábado, os argentinos puderam ver a Barbie ser transformada na deusa hindu Kali e também em Iemanjá.


Os realizadores da exposição afirmaram que ficaram espantados com a repercussão da mostra. Eles afirmam ser religiosos e que o objetivo da iniciativa eram mostrar duas ideias que são populares e universais juntas: a Barbie a religião.




© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nota do Moderador desse blog, sobre a materia em exposição





Julio Cesar disse:

O que vejo nesse projeto, é apenas o mercado. Dinheiro.

A empresa que investe na fabricação e confecção de um icone caro a nossa fé, para vender seus produtos, não estar preocupada com a difusão da fé. A boneca foi confeccionada para brincadeiras de meninas. Transformar a boneca em Maria, não vai ajudar na difusão da fé das pessoas.

Na frente, eles já transformam a boneca em outro padrão de divindade pagã. Mas, que fé é essa? A boneca, por mais esforço mercadológico a empresa empregue, a mesma NÃO pode ser Maria Santissima, e nem muito menos alguma Santa.

A boneca, ajuda as meninas a se identificarem com o ser mulher, dando a boneca, a sua característica feminina. E, isso é bom. Recorrer a esse expediente, acredito que seja um erro grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário