Há um século qualquer pessoa estaria horrorizada ao ver uma mulher usando calças por aí. Elas eram, nessa época, um privilégio dos homens e uma moça sensata saberia muito bem disso.
Foi durante a Segunda Guerra Mundial que as calças passaram a fazer parte do guarda-roupas de mulheres que trabalhavam – e só foram introduzidas na moda por volta dos anos 60. Porém, parece que apesar de toda essa história, alguns itens de vestuário ainda continuam sendo associados a apenas um gênero: sim, nós estamos falando de saias e vestidos, considerados como roupas femininas.
Mas será que roupas têm mesmo que pertencer a um só gênero? A nova ação da marca Louis Vuitton está quebrando esse estereótipo ao convidar o ator e músico Jaden Smith, de apenas 17 anos, para estrelar a campanha de lançamento de sua coleção feminina para o verão de 2016. Jaden é filho do ator Will Smith e compra e usa roupas consideradas femininas sem ligar para os tabus. Aliás, ele já deixou bem claro que considera que diferenciar roupas por gênero é algo ultrapassado – e a gente assina embaixo.
No ano passado, em sua conta do Instagram, o adolescente publicou: “Fui à (loja) TopShop comprar algumas roupas femininas… ou melhor, ‘roupas‘” – o que mostra que, apesar da pouca idade, ousadia é o que não falta para ele.
Confere só alguns dos modelos com os quais Jaden já desfilou por aí – e uma prévia da nova campanha da marca – e aprenda com ele essa lição: o que nós vemos e temos como certo são apenas construções sociais, que, na maioria das vezes, vale a pena questionar:
http://www.hypeness.com.br/2016/01/o-que-podemos-aprender-com-o-filho-de-will-smith-que-aos-17-anos-e-estrela-de-campanha-de-roupa-feminina/
Nota do moderador desse blog sobre a materia em exposição
Julio Cesar disse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário