Depois de ser alvo de hackers que invadiram seu canal de vídeos em março, a menina Lorena Reginato, de 12 anos, conhecida na internet como Careca TV, foi novamente perseguida por "haters" na internet. Nesta semana, a moradora de Jaú (SP) fez uma postagem no Facebook onde mostrou mensagens de internautas dizendo que ela "mendigava" e usava a sua doença – um câncer no cérebro – para chamar a atenção na web.
Na publicação, Lorena afirma que não teve câncer "porque quis" e que já tinha tentado ter um canal de vídeo antes do tratamento. "Não fui eu que escolhi ter isso [o câncer] para mim. Antes de ter essa doença, eu também tinha um canal e tentei da mesma forma fazer com que ele desse certo. Infelizmente, como perdi os movimentos e a voz, nao deu pra continuar com aquele canal. Depois que recuperei um pouco a voz e os movimentos resolvi criar outro canal e postar um vídeo apenas dizendo o que iria falar no canal e explicando o porque tava falando daquele jeito e porque eu nao tinha mais cabelo", diz o post.
Ainda no post, Lorena mostrou algumas mensagens de internautas que a acusavam de usar a doença para conseguir dinheiro, fama e bens materiais. "Câncer está se tornando uma coisa tão lucrativa que acho que vou ter um", disse um dos usuários.
Em sua defesa, a menina agradece quem a ajudou e que deseja que todos sejam felizes. "Queria deixar claro que desde o começo de tudo, eu nunca usei minha doença como forma de ganhar fama ou dinheiro, até porque nao escolhi ter ela. Eu só desejo que vocês sejam muito felizes e que realizem todos os seus sonhos, porque essa é a única coisa que tenho a desejar pra vocês", finaliza Lorena.
Canal hakeado
No primeiro "ataque", um hacker invadiu o perfil da moradora de Jaú e deletou os dois vídeos que a menina postou nas últimas semanas e que tiveram, em pouco dias, milhões de acessos.
Na gravação, a Lorena explica o motivo da criação do canal, conta um pouco de sua história e sobre o tratamento contra um câncer no cérebro, diagnosticado em 2015, que comprometeu sua fala e seus movimentos. Inúmeros compartilhamentos, comentários e mensagens de carinho do público foram registrados na página do Youtube em apenas sete dias. Esse primeiro vídeo tinha mais de 4 milhões de visualizações antes de ser retirado do ar pelo hacker.
Segundo a mãe da Lorena, a menina ficou muito chateada e asustada com o que aconteceu. "Foi de madrugada. Minha filha mais velha percebeu que o canal havia sido rackeado e nos avisou. A Lorena ficou mal e chorou muito. Ela até pensou em desistir dos vídeos", conta Fiorella Reginato.
Ainda na madrugada, Larissa Reginato, a irmã mais velha da pequena youtuber, criou um novo canal no site com o primeiro vídeo já publicado, para tentar alcançar o mesmo número de inscritos na plataforma anterior, que passava de 1 milhão. "Agora vai começar o canal do zero. Sem visualização, sem praticamente nada. Eu estou postando o primeiro vídeo, que era o primeiro vídeo do canal que ela tinha, e a única coisa que a gente pode fazer agora é ajudar a divulgar o canal", explica Larissa em um vídeo postado na no perfil da Careca TV em uma rede social.
Apesar do imprevisto, seguidores de Lorena se solidarizaram nas redes sociais. "O canal dela vai bombar novamente" Podem hackear quantas vezes quiserem. A Lorena já tem os fãs dela e tenho certeza que todos vão dar a força que for necessária para ela ter novamente um canal de sucesso no Youtube", comentou um dos seguidores dela, em uma mensagem de apoio à menina no perfil do canal de vídeos em uma rede social.
O G1 entrou em contato com a assessoria do Youtube e em nota, o Google, responsável pelo canal de vídeos, respondeu que lamenta o ocorrido e informa que o caso já está sendo investigado. A companhia reforça ainda que, para todos os canais, quando há uma suspeita em relação à segurança, oferece auxílio por meio da central de ajuda.
Sucesso na rede
A Lorena ficou famosa após criar um canal de vídeos, que sempre foi seu sonho, e contar no primeiro vídeo sobre a sua batalha contra o câncer no cerébro.
O vídeo dela alcançou mais de quatro milhões de visualizações em uma semana e canal somava mais de um milhão de inscritos. Em entrevista ao G1, a menina agradeceu toda a repercussão. “Eu passei para agradecer todas as pessoas que curtiram, compartilharam, se inscreveram, comentaram. Muito obrigada. Eu nunca imaginei que ia ter tudo isso.”
O sucesso da menina na internet rendeu até mensagens de famosos. Além disso, vários youtubers viajaram para conhecer pessoalmente a menina. Foi o caso do Leo Martins, que faz sucesso com vídeos de humor na internet, e viajou para conferir de perto quem é a menina fenômeno da rede. Ele saiu de Goiânia para encontrar a Lorena, uma viagem de 13 horas de ônibus.
Em Jaú, ele foi recebido pela mãe da Lorena na rodoviária e como todo youtuber, o Leo não perdeu tempo. Gravou um desafio para postar no canal dele. A Lorena tinha que adivinhar quem eram os personagens de desenhos ilustrados em pedaços de papéis. E a menina foi bem no teste e ganhou um presentão – uma máquina fotográfica.
Ele explica que o presente é para ajudar nas gravações para que ela não desista do sonho de ter um canal de vídeos de sucesso. “Quase todo mundo começa do zero com os canais de vídeo e com a Lorena não foi diferente, ela começou a gravar com o celular da mãe dela, sem iluminação, sem nada e já alcançou um sucesso e só espero que ela não desista de continuar e de seguir esse sonho dela.”
http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/04/garota-que-teve-cancer-desabafa-apos-ofensas-nao-escolhi-ficar-doente.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1