sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ESTUDANTES FICAM PELADOS EM LONDRINA PARA MOSTRAR "TRABALHO ESCOLAR"



A apresentação de um trabalho de Filosofia na Universidade Estadual de Londrina vem causando polêmica nas redes sociais. Comandado pelo professor de interpretação teatral Aguinaldo Moreira, um grupo com dezenas de jovens se apresentou em uma performance, nesta quinta-feira, no campus da instituição. Detalhe: completamente nus




As imagens, claro, rapidamente correram por páginas e perfis do Facebook, sob muitas críticas e questionamentos a respeito do que se trataria a polêmica encenação.

Os peladões, aliás, jogaram uma partida de futebol como parte do trabalho comandado por Aguinaldo.




Em seu perfil no Facebook, o professor explicou o conceito da apresentação: "É um trabalho de filosofia política que aborda o holocausto nazista. Os atores estão peladões porque acabaram de sair da câmara de gás, para onde foram enviados achando que era um banho coletivo. Uma página horrível da História para ser discutida, e as pessoas só veem genitália".

Em seguida, comenta sobre a reação dos atores: "Todos os presentes ficaram com um nó na garganta, por lembrar da chacina do Carandiru, evento recente no Brasil, sobre o qual nós quisemos falar. A nudez é a retirada da dignidade de homens em situação de humilhação. Ver "peladões" na cena, ou ainda tecer comentários sem tê-la visto, é falta de percepção. Mas é comum. Os comentários "sem noção" estão mostrando uma falta de percepção, só isso. Falamos de morte e de violência, não de sexo.






Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/estudantes-nus-fazem-performance-sobre-holocausto-geram-polemica-18761907.html#ixzz41Kw87Dks

Nota do moderador sobre a materia em exposição 


Julio Cesar Carneiro disse:

O que vemos aqui é uma aula de degradação humana. A filosofia não pode levar o ser humano a se destruir dessa forma. Eu adoro filosofia. Mas, não entraria em uma situação como essa para provar uma tese fajuta, mentirosa, de como se sentiam as vitimas do nazismo.

Há outras metodologias a serem aplicadas que poderiam fazer com que os alunos se sentissem como estar em um campo de concentração onde suas liberdades e direitos eram ceceados.  Porque o professor não fez uma abordagem verdadeira sobre os casos de Cristão sendo mortos, presos pelo Estado Islâmico? Ou, pela Coreia do Norte? Cuba? Ou, outros países asiáticos?

Se, o professor queria trazer a pele o sentimento e a condição de não sobrevivência, porque não fazer uma abordagem verdadeira sobre o aborto? O aborto também é um ASSASSINATO covarde de quem detêm o poder e a força sobre aqueles que não podem fazer nada, e nem se defender por si só?

O que vemos na maioria da Universidade é um ensino para a morte do ser humano como pessoa, como filho de Deus. Quando o professor leva muitos alunos a um pátio, e que esses permaneçam nus, ele de fato, não estar levando a nenhuma reflexão moral que faça esses alunos a mudar de vida e a pensar diferente sobre a vida. Quando os ditadores matam inocentes, eles matam, porque o corpo de cada vitima, é o corpo de Cristo. Eles matam, porque não se ama, não se aceitam como eles são.

O corpo é belo. O nosso corpo estar Deus. Deus habita o meu corpo, e tenho que protege-lo de todas as mentiras desse mundo, que tenta fazer do meu corpo, uma sala de prostituição. Quando tratamos de forma errada o nosso corpo, colhemos nele, o resultado de nossas escolhas más. O corpo é belo, e precisa estar escondido dos olhares de todos. O homem e a mulher que pretende amar de verdade, eles respeitam seus corpos, e os guarda para o momento propicio, que é no casamento. Fora disso, é tudo mentira. É apenas gozo, e nada mais. É apenas satisfação, e não amor. Amor ordenado é dessa forma, e não o contrário.

A filosofia de vida empregado nesse contexto é frágil, pobre, e desprovida de verdade. Estamos dentro de uma cultura que quer banalizar o corpo, como se eles fosse para ser usado de qualquer forma, sem se preocupar com os resultados inconsequentes de nossas más escolhas. Quando eu guardo o meu corpo, eu me amo. Quando eu guardo meu corpo das mentiras desse mundo, o meu mundo interior estar ordenado para viver as lutas do meu mundo exterior. Quem guarda seu corpo, é feliz de verdade. As inúmeras vitimas do nazismo, de Hitler, morreram por que seus algozes não tinham amor ao corpo, a vida. Queriam ver os corpos de forma nu sendo estraçalhados pelo fogo, pela fome, pela bala, pelos gases mortíferos.

O demônio sabe que precisa destruir o corpo do homem. O demônio sabe que precisa colocar na mente das pessoas que seus corpos não representam nada e que nós precisamos ser como aqueles kamikazes Japoneses que se matavam em Pearl Harbor. O nosso corpo é belo, é um tesouro, na qual, não podemos mostrar assim, e de qualquer forma. É um tesouro caro, na qual, não podemos entregar a qualquer pessoa estranha. O nosso corpo não pode ser banalizado, escravizado. Por mais que a intenção do professor fosse mostrar as reações das vitimas do nazismo, temos em cada ser humano, uma estrutura a ser trabalhada psicologicamente, organicamente. Sem o ser humano trabalhado de forma verdadeira, por mais que a aula tente mostrar o que não foi feito, o ser humano tem a tendência de usar o corpo do outro, porque as minhas vontades desordenadas me atrai ao uso do outro, e não o amor e respeito. 

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